Lolonet

Featured Products

Lolonet

 

Ayrton João Cornelsen - o Lolô - é conhecido em Curitiba tanto por suas conquistas futebolísticas pelo Clube Atlético Paranaense, quanto por suas casas modernistas. Mas, foi como secretário do governo Moyses Lupion (1956-61) que esse curitibano marcou definitivamente a história de nosso estado. Responsável pelo planejamento da colonização do interior do Paraná, nos meados dos anos 50, ele executou a estruturação urbano-administrativa de cidades como Foz do Iguaçu, Cascavel, entre outras, na década de 50, que cresciam impulsionadas pela riqueza da madeira e do café. 

Não há uma cidade do Paraná que não tenha uma história do Lolô.

Lolô, em seu segundo cargo público, como diretor-geral do DER, interligou todo o estado com a execução do Plano Rodoviário do Paraná, (no qual executou mais de 400 km de asfaltamento e 5.000 km de estradas, com base pronta, em apenas dois anos). 

Rodovias, campos de pousos, balsas somados à implantação da rede de silos e armazéns, quando Lolô dirigiu a COPASA, propiciaram o impulso desenvolmentista que o Paraná alcançou nos fins dos anos 50 até meados dos 60.

Terminado o governo de Lupion, em 1961, Lolô partiu para o Rio de Janeiro para realizar novos projetos. O autódromo de Jacarepaguá foi o de maior destaque. Características inovadoras e a qualidade do seu traçado (tinha-se a visão completa da pista) atraiu empreendimentos em Portugal, na África, no Canadá e no Japão.

A face eclética do engenheiro - que combinou em seus trabalhos o turismo, arquitetura, urbanização, esporte e lazer -, a ousadia e a força de suas realizações, como os autódromos de Estoril e Luanda e o complexo turístico de Vila Moura (em Portugal), podem ser vistas na Lolonet.

Aqui, contam-se as histórias e façanhas da carreira de um inovador que ousou – e ainda ousa! – construir edifícios, rodovias, autódromos, enfim, cidades.

 

 
Lolô na cancha de bocha de sua chácara

 

 
Lolonet portal lolô projetos fundação

 

   

 

nós | contato | mapa do site

© 2004 Tradiz