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AUTÓDROMO INTERNACIONAL DE LUANDA

 

LUANDA- PISTAS

 

 

logo do autódromo

QUE É O AUTÓDROMO INTERNACIONAL DE LUANDA

A AUTODEL, Sociedade Anônima de Responsabilidade Limitada, tinha como Administradores o Dr. Pinto da Fonseca, Gonzaga Martins e António Peixinho. Constituiu-se em 22 de Dezembro de 1970, com o objetivo principal de construir um Autódromo, integrado num complexo turístico. Todos os projetos de arquitetura foram confiados ao Arquiteto brasileiro Ayrton Cornelsen.

Situado a cerca de 27 Km de Luanda, o circuito é composto de cinco variantes, de traçados e perímetros diferentes, que vão de 3.208 a 6.280 metros.

Estabeleceram-se vários percursos de características diferenciadas, em função das várias utilizações que se pretendem explorar, os quais se classificam por anéis de velocidade e circuitos, consoante as maiores ou menores dificuldades dos seus traçados.

Respeitaram-se, em todos os aspectos, as recomendações da F.I.A. (Federação Internacional de Automobilismo) a propósito das características técnicas a que devem obedecer as pistas e zonas envolventes.

Dentro destes princípios, as pistas têm as condições necessárias para serem homologadas por aquele Organismo Internacional, assegurando-se elevado índice de segurança e comodidade dos volantes e espectadores.

A primeira alternativa é um traçado do tipo Indianápolis, composto de duas retas de 1.000 m e quatro curvas com um raio de 96 m, ligadas nos topos por outras retas de 200 m.

A segunda, de 3.275 m, apenas difere da 1ª por uma parte de uma das grandes retas ser substituída por uma curva de 330 m de raio.

A terceira alternativa, com um perímetro de 4.414 m, é derivada da segunda pela junção de um trecho muito sinuoso — fazendo lembrar uns aspectos da pista de Zandwoort (holanda) — e forma um conjunto bastante seletivo para automóveis de turismo.

Na quarta alternativa, que tem 5.780 m, é suprimida uma curva sinuosa do percurso anterior, mas são acrescentadas outras três, todas de difícil realização, formando um excelente traçado para carros mais rápidos e motos.

a 5ª variante, a de maior perímetro, com 6.280 m, é a mais completa pelo número e variedade de curvas (14), cujos raios vão de 36,74 a 330 metros. 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

                         

                                 

 

 

 

 

 

 

 

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